quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Carimbos

O projeto de organizar didaticamente uma apostila sobre o uso de carimbos em estamparia artesanal de tempos em tempos aflora. São muitas dicas e informações que gostaria de dividir com as pessoas que tem me mandado e-mails e que em função de tantas atividades, acabo não atendendo como gostaria.

Pesquisando nos meus guardados encontrei rascunhos, fotos dos meus carimbos, e antes que se percam nesta montanha de coisas que vou acumulando repasso para quem como eu gosta desta técnica. Creio que as informações básicas estão contempladas, já que a técnica de estamparia com carimbos é um recurso ilimitado.
Sintam-se a vontade para questionar, comentar, dar palpites  sugerir, etc...

Carimbos em estamparia artesanal
.
Carimbo de textura aplicado em tecido
O interesse em desenvolver estampas exclusivas para meus painéis de Patchwork, me fez procurar por recursos de estamparia artesanal que pudessem ser aplicados, sem tivesse necessidade de equipamentos, que fossem acessíveis e de efeito.

Junto com o tingimento de tecidos, o carimbo surgiu em minhas técnicas, naturalmente e o uso
associado ampliou em muito os feitos obtidos.

Como na maioria das vezes, uma coisa leva a outra, a idéia do uso de carimbos tomou uma dimensão muito mais ampla, pela sua riqueza, infinitas possibilidades e efeitos.

Como o carimbo é um recurso de impressão semelhante ao da matriz utilizada em gravuras, ampliei minhas pesquisas em assuntos como xilografia e linografia, onde surgiram dicas
preciosas.

Cada "carimbador" desenvolve seu método próprio de trabalho e muitas idéias vão surgindo. O importante é o resultado final e não ter receio de tentar, tentar e tentar, até que fique do seu agrado.

Um comentário:

  1. Trabalho com estamparia artesanal a 30 anos e concordo 100% com tudo que escreveu. Parabéns

    ResponderExcluir

Fiquei muito feliz com sua visita e vale dizer que adoro um comentário.
Espero que goste dos meus trabalhos e volte sempre. Grata, Cristina