Escolha e preparo do tecido
Diferentes texturas e espessuras de tecidos darão resultados finais diferentes.
Tecidos finos (algodão fino, cambraia, linho fino, viscose, seda, lã fina) são os mais indicados, pois quando franzidos, se compactam e tapam melhor parte do tecido, o que dará o efeito característico do Shibori. Tecidos mais grossos, quando franzidos não compactam tanto, o que permite que o corante penetre no franzido, o que faz que se perca o efeito característico dessa técnica.
Tecidos sintéticos ou mistos são mais difíceis de tingir e não são os mais indicados para essa técnica.
Se o tecido desfiar com facilidade, embainhar é uma alternativa, lembrando que, se a bainha for um arremate definitivo, a linha utilizada deve ser do mesmo tipo de fibra do tecido. Bainhas feitas com linha de poliéster não absorverão corante próprio para algodão ou seda (fibras protéicas ou celulósicas).
O tecido deve ser deixado de molho em água morna e sabão líquido neutro durante algumas horas , para que seja retirados toda a goma e outros produtos utilizados nas tecelagens e que deixam as fibras resistentes à água.
Caso haja dúvida, se o banho com água e sabão deixou o tecido pronto para ser tingido, um teste rápido dirá. O teste consiste em esticar o tecido sobre a boca de um copo e preso com um elástico. Com auxílio de um conta gotas, pingar algumas gotas sobre o tecido.
Se a absorção da água seja imediata, o tecido está pronto para receber o corante. Caso as gotas permanecerem sobre o tecido, ainda há goma e há a
necessidade de uma nova lavagem, ante de seguir a técnica.
necessidade de uma nova lavagem, ante de seguir a técnica.
Escolha do desenho ou motivo e transferência para o tecido
As opções são infinitas e basicamente todas as formas podem resultar em um efeito de Shibori. Uma regra básica deve ser obedecida, a de não passar um risco sobre o outro. Se ao alinhavar um pontinho passar sobre o outro, não
se consegue franzir os alinhavos. Os alinhavos podem quase se tocar, passar muito próximo, porém não podem se cruzar.
se consegue franzir os alinhavos. Os alinhavos podem quase se tocar, passar muito próximo, porém não podem se cruzar.
A melhor maneira de se marcar o tecido é com lápis 6B e feito de maneira suave, sem calcar muito para não machucar a fibra. Dessa forma, na lavagem final do tecido, o grafite sai sem deixar marcas.
Canetas próprias para marcar tecidos ou giz de alfaiate podem apagar depois de um tempo e às vezes isso pode ocorrer antes que se possa concluir a etapa de alinhavo de todo o tecido.
A espessura da linha deve ser proporcional à espessura do tecido. Linhas grossas em tecidos finos deixam marquinhas indesejáveis e interferem na trama, afastando as fibras. Podem também romper as fibras, dando furinhos
desagradáveis.
A linha deve ser resistente, porém há necessidade de cuidado, já que linhas muito fortes podem cortar o tecido.
O Alinhavo
O alinhavo é iniciado quando todo o tecido já estiver com o desenho marcado.
Calcular aproximadamente o comprimento da linha, já que não é desejável
haver emendas no meio de um desenho. Qualquer nó e retomada do
alinhavo irá resultar em uma marca que será visualizada no término do
trabalho.
O uso de linha dupla permite que se arremate com mais facilidade as pontas,
já que o alinhavo depois de franzido deve ser amarrado de forma que fique
firme e que não se desfaça ou rompa durante o processo de tingimento. Ao
escolher a linha, deve-se prever a espessura dos dois fios juntos.
O tamanho do ponto de alinhavo dará diferentes resultados. Pontos pequenos dão franzidos mais compactados e um efeito mais delicado. Pontos mais espaçados dão trabalhos com menos contraste.
O alinhavo deve ser feito à mão, já que franzidos feitos com máquina de costura não compactam suficientemente o tecido, permitindo que o corante entre por dentre as pregas.
Resultado com
alinhavo de pontos grandes |
Resultado com alinhavo de pontos pequenos |
Franzir o Tecido
Durante o processo de franzir, deve-se ir ajeitando as preguinhas, para que fiquem uniformes. Como o tecido após franzido torna-se uma superfície tridimensional, as saliências devem ficar ajeitadas de forma que tenham um contato melhor com o corante.
Escolha da Cor
O efeito característico dessa técnica, é o contraste entre cores claras e escuras.
Geralmente a cor de fundo é clara, podendo mesmo ser branca. A segunda cor
a ser aplicada deve ser mais escura que a cor base. Quanto maior o contraste de cor desejado, mais escura deve ser essa cor.
Quando se utilizam 3 ou mais cores, deve-se planejar o trabalho de forma a utilizar primeiro a cor mais clara até a mais escura, não esquecendo que
tingimento de cor sobre cor, resulta em uma cor final diferente da escolhida.
Preparo do corante
Pesa-se o tecido e calcula-se a quantidade de corante, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Dissolve-se previamente o corante em água fervente. Aquece-se quantidade de água suficiente para cobrir o tecido. Acrescentar o corante dissolvido à água quente.
Tingimento
Molha-se previamente o tecido. Para deixá-lo mais "molhável", adicionar algumas gotas de sabão neutro líquido em água e acrescentar o tecido até molhar bem. Retirar o excesso de água. Esse recurso permite que as partes livres do tecido absorvam o corante uniformemente, sem manchar.
O tecido é então levado ao banho com o corante. Diferentes modos de tingir darão diferentes efeitos.
Por exemplo:
- Deixar o tecido na fervura resultará em um trabalho com efeitos definidos, sem o manchado próximo ao franzido (foto1).
- Deixar o banho com o corante a uma temperatura de cerca de 80 graus C, acrescentar o tecido e movimentá-lo e virá-lo, vez ou outra. Nesse caso o manchado próximo ao franzido ficará mais acentuado. Como o tecido não
foi fervido no corante, é recomendado que, seja levado a um banho com fixador, após ter sido desmanchado o alinhavo. (foto 2)
Foto 2 |
Foto 1 |
Retirada do Alinhavo
A retirada do alinhavo pode ser feita com o tecido ainda molhado, desde que seja feito com muito cuidado e com auxílio de um abridor de costuras.
O tecido molhado é facilmente cortado ou rasgado pela linha do alinhavo. Nada mais desconcertante que um furo no tecido, após todas essas etapas de trabalho.
É recomendado que após retirar todos os alinhavos, o trabalho seja levado a um banho com fixador. Seguir as orientações do fabricante.Passar o tecido ainda úmido a ferro, na temperatura indicada.
Cuidar ao retirar o alinhavo |
Bom dia, tudo bem?
ResponderExcluirTambém faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, se puder segue de volta, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
Claudiana
http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com
Olá, passei para conhecer e segui o seu blog, muito lindo gostei...tambem sou BU 2424, espero sua visitinha em meu espaço, e se gostar me siga... http://bybeiju.blogspot.com.br, bjim e até la...
ResponderExcluirOlá, que corante posso usar para experimentar esta técnica?
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