Divido com vocês as etapas e resultados da gravura “Paz e Liberdade” com a qual participei da Primeira Exposição Internacional de Gravuras - “ Gravados por la Paz” em Monterrey – México, em outubro de 2008. A gravura faz parte do acervo do “Arte/Desarrollo Humano Workshop of Casa Hogar el Refugio Monterrey” NL, México.
Como o tema proposto foi “Paz”, pombas e ramos de oliveira foram a primeira idéia, e não tive como mudar. Nada parecia ser mais apropriado, mesmo sendo tão óbvio.
A técnica escolhida inicialmente foi de carimbo.
O tamanho do trabalho final fixado pela organização do evento era de 22cm x 22cm
Idéia inicial:
Carimbo gravado em “paviflex” (piso plástico para revestimento) e colado sobre E.V.A de 1 cm de espessura.
Tamanho 12 cm x 12 cm.
A gravura que resultou desse carimbo inicial, foi:
Tamanho 12 cm x 12 cm.
A gravura que resultou desse carimbo inicial, foi:
A etapa seguinte foi melhorar o contraste, tornando o fundo mais claro, e o resultado foi o seguinte:
Alterei a técnica, por curiosidade, para uma Monotipia com interferência de carimbos.
Não satisfeita com o carimbo inicial, acrescentei um elemento, o muro.
O carimbo que resultou foi o seguinte:
Tamanho do carimbo 16,5cm x 16,5 cm , igualmente gravado em “Paviflex” e colado sobre E.V.A. 1 cm de espessura.
O resultado em papel foi o seguinte:
Não satisfeita com o carimbo inicial, acrescentei um elemento, o muro.
O carimbo que resultou foi o seguinte:
Tamanho do carimbo 16,5cm x 16,5 cm , igualmente gravado em “Paviflex” e colado sobre E.V.A. 1 cm de espessura.
O resultado em papel foi o seguinte:
Retirei a parte de cima do muro, por achar que melhorava a composição do trabalho.
O resultado em branco e preto não me agradou, e tentei pombas brancas e os ramos de oliveira verdes, em fundo preto.
Como a superfície do carimbo é muito grande e a tinta seca antes que pudesse carimbar a superfície, utilizei o carimbo como matriz de monotipia, fixando o carimbo sobre a mesa e fazendo com que o papel fosse a parte móvel, transferindo a imagem em etapas.
O recurso de sobreposição sempre me agrada, então complementei, gravando 2 carimbos adicionais:
O resultado em branco e preto não me agradou, e tentei pombas brancas e os ramos de oliveira verdes, em fundo preto.
Como a superfície do carimbo é muito grande e a tinta seca antes que pudesse carimbar a superfície, utilizei o carimbo como matriz de monotipia, fixando o carimbo sobre a mesa e fazendo com que o papel fosse a parte móvel, transferindo a imagem em etapas.
O recurso de sobreposição sempre me agrada, então complementei, gravando 2 carimbos adicionais:
O primeiro ensaio pareceu incompleto
Achei liiiiiindo o seu trabalho !Gostaria de saber como é confeccionado o carimbo?Meu email é marta.falcao@hotmail.com Felicidades!!!
ResponderExcluirAcho lindo o seu trabalho com os carimbos!!! Tentei fazer um caimbro mas não deu certo.
ResponderExcluirAbraços e sucesso!!!
cristina,meus parabens!!!vc e maravilhosa!!estou encantada pelos seus carimbos,Deus te proteja e sempre abençoes suas maos..
ResponderExcluir