quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Shibori - Dicas básicas da técnica com alinhavo

Escolha e preparo do tecido
 
Diferentes texturas e espessuras de tecidos darão resultados  finais diferentes.
Tecidos finos (algodão fino, cambraia, linho fino, viscose, seda, lã fina) são os mais indicados, pois quando franzidos, se compactam e tapam melhor parte do tecido, o que dará o efeito característico do Shibori. Tecidos mais grossos, quando franzidos não compactam tanto, o que permite que o corante penetre no franzido, o que faz que se perca o efeito característico dessa técnica.
 
Tecidos sintéticos ou mistos são mais difíceis de tingir e não são os mais indicados para essa técnica.
 
Se o tecido desfiar com facilidade, embainhar é uma alternativa, lembrando que, se a bainha for um arremate definitivo, a linha utilizada deve ser do mesmo tipo de fibra do tecido. Bainhas feitas com linha de poliéster não absorverão corante próprio para algodão ou seda (fibras protéicas ou celulósicas).
 
O tecido deve ser deixado de molho em água morna e sabão líquido neutro durante algumas horas , para que seja retirados toda a goma e outros produtos utilizados nas tecelagens  e que deixam as fibras resistentes à água.
 
Caso haja dúvida, se o banho com água e sabão deixou o tecido pronto para ser tingido, um teste rápido dirá. O teste consiste em esticar o tecido sobre a boca de um copo e preso com um elástico. Com auxílio de um conta gotas, pingar algumas gotas sobre o tecido.
Se a absorção da água seja imediata, o tecido está pronto para receber o corante. Caso as gotas permanecerem sobre o tecido, ainda há goma e há a
necessidade de uma nova lavagem, ante de seguir a técnica.
 
Escolha do desenho ou motivo e transferência para o tecido
 
As opções são infinitas e basicamente todas as formas podem resultar em um efeito de Shibori. Uma regra básica deve ser obedecida, a de não passar um risco sobre o outro. Se ao alinhavar um pontinho passar sobre o outro, não
se consegue franzir os alinhavos. Os alinhavos podem quase se tocar, passar muito próximo, porém não podem se cruzar.
 
A melhor maneira de se marcar o tecido é com lápis 6B e feito de maneira suave, sem calcar muito para não machucar a fibra. Dessa forma, na lavagem final do tecido, o grafite sai sem deixar marcas.
 
Canetas próprias para marcar tecidos ou giz de alfaiate podem apagar depois de um tempo e às vezes isso pode ocorrer antes que se possa concluir a etapa de alinhavo de todo o tecido.
 
A Linha

A espessura da linha deve ser proporcional à espessura do tecido. Linhas grossas em tecidos finos deixam marquinhas indesejáveis e interferem na trama, afastando as fibras. Podem também romper as fibras, dando furinhos
desagradáveis.


A linha deve ser resistente, porém há necessidade de cuidado, já que linhas muito fortes podem cortar o tecido.

O Alinhavo

O alinhavo é iniciado quando todo o tecido já estiver com o desenho marcado.
Calcular aproximadamente o comprimento da linha, já que não é desejável
haver emendas no meio de um desenho. Qualquer nó e retomada do
alinhavo irá resultar em uma marca que será visualizada no término do
trabalho.


O uso de linha dupla permite que se arremate com mais facilidade as pontas,
já que o alinhavo depois de franzido deve ser amarrado de forma que fique
firme e que não se desfaça ou rompa durante o processo de tingimento. Ao
escolher a linha, deve-se prever a espessura dos dois fios juntos.







O tamanho do ponto de alinhavo dará diferentes resultados. Pontos pequenos dão franzidos mais compactados e um efeito mais delicado. Pontos mais espaçados dão trabalhos com menos contraste.

O alinhavo deve ser feito à mão, já que franzidos feitos com máquina de costura não compactam suficientemente o tecido, permitindo que o corante entre por dentre as pregas. 

Resultado com alinhavo de pontos grandes
 
 
Resultado com alinhavo de pontos pequenos








Franzir o Tecido

Durante o processo de franzir, deve-se ir ajeitando as preguinhas, para que fiquem uniformes. Como o tecido após franzido torna-se uma superfície tridimensional, as saliências devem ficar ajeitadas de forma que tenham um contato melhor com o corante.

Escolha da Cor
O efeito característico dessa técnica, é o contraste entre cores claras e escuras.
Geralmente a cor de fundo é clara, podendo mesmo ser branca. A segunda cor
a ser aplicada deve ser mais escura que a cor base. Quanto maior o contraste de cor desejado, mais escura deve ser essa cor.


Quando se utilizam 3 ou mais cores, deve-se planejar o trabalho de forma a utilizar primeiro a cor mais clara até a mais escura, não esquecendo que
tingimento de cor sobre cor, resulta em uma cor final diferente da escolhida.




Preparo do corante

Pesa-se o tecido   e calcula-se a quantidade de corante, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Dissolve-se previamente o corante em água fervente. Aquece-se quantidade de água suficiente para cobrir o tecido. Acrescentar o corante dissolvido à água quente.


Tingimento

Molha-se previamente o tecido. Para deixá-lo mais "molhável", adicionar algumas gotas de sabão neutro líquido em água e acrescentar o tecido até molhar bem. Retirar o excesso de água. Esse recurso permite que  as partes livres do tecido absorvam o corante uniformemente, sem manchar.

O tecido é então levado ao banho com o corante. Diferentes modos de tingir darão diferentes efeitos.

Por exemplo:

  • Deixar o tecido na fervura resultará em um trabalho com efeitos definidos, sem o manchado próximo ao franzido (foto1).

  • Deixar o banho com o corante a uma temperatura de cerca de 80 graus C, acrescentar o tecido e movimentá-lo e virá-lo, vez ou outra. Nesse caso o manchado próximo ao franzido ficará mais acentuado.  Como o tecido não
    foi fervido no corante,  é recomendado que, seja levado a um banho com fixador, após ter sido desmanchado o alinhavo. (foto 2)
Pronta a etapa do tingimento, retirar o tecido do corante e lavar em água corrente, até que não "sangre" mais (perca corante).


Foto 2
Foto 1





 
Retirada do Alinhavo
 
A retirada do alinhavo pode ser feita com o tecido ainda molhado, desde que seja feito com muito cuidado e com auxílio de um abridor de costuras.
 
O tecido molhado é facilmente cortado ou rasgado pela linha do alinhavo. Nada mais desconcertante que um furo no tecido, após todas essas etapas de trabalho.
 
É recomendado que após retirar todos os alinhavos, o trabalho seja levado a um banho com fixador. Seguir as orientações do fabricante.Passar o tecido ainda úmido a  ferro, na temperatura indicada.
 
Cuidar ao retirar o alinhavo
Cuidar ao retirar o alinhavo


3 comentários:

  1. Bom dia, tudo bem?
    Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, se puder segue de volta, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, passei para conhecer e segui o seu blog, muito lindo gostei...tambem sou BU 2424, espero sua visitinha em meu espaço, e se gostar me siga... http://bybeiju.blogspot.com.br, bjim e até la...

    ResponderExcluir
  3. Olá, que corante posso usar para experimentar esta técnica?

    ResponderExcluir

Fiquei muito feliz com sua visita e vale dizer que adoro um comentário.
Espero que goste dos meus trabalhos e volte sempre. Grata, Cristina